Histórico: Comuna de Baçara

A Comuna de Baçara assumiu em 2012 a guarda deste território, alguns anos depois que a Fraternidade Sementes de Esperança havia se dispersado. Um grupo de pessoas reuniu-se para construir um projeto de transição coletiva para fora do urbano e pra dentro da mata, com apoio mútuo, horizontalidade, respeito à natureza e autonomia.

Durante alguns anos muita experimentação social, agrícola e tecnológica foi posta em prática. Muitas máquinas construídas, muitas formas de reunião foram testadas, árvores frutíferas foram plantadas e casas foram construídas no meio da floresta, com barro do lugar e outros materiais naturais.

Baçara consolidou a proposta de manter o território aberto para a chegada de quem precisasse estar na terra, desprivatizando o que se convencionou chamar de “bem imóvel” e afirmando que as pessoas é que pertencem à terra. Agrofloresta, nomadismo e fogo de chão foram verdadeiros vetores descoloniais que contribuíram para a transformação de muitas pessoas que por este lugar passaram.

Veja mais fotos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =