Histórico: Fraternidade Sementes de Esperança

Os ventos sopravam frescos em um vale verde recém começando a regenerar-se, lá por 1997, depois de décadas de atividade agrícola colonial. Nessa época, a bruxa-anciã Rafinha Duarte percorria as estradas de terra da Linha Solidão em Maquiné, na busca de um lugar onde formar uma comunidade. Foi num cantinho escondido, onde antes só havia plantação de cana e uns poucos matinhos, que Rafinha encontrou uma terra que parecia ter uma energia diferente.

Foi nesse lugar que foi criada a Fraternidade Sementes de Esperança, um movimento espiritual de simplicidade, conexão com a terra e com as pessoas, vivendo o Bem-Viver muito antes de esse conceito chegar a estes recantos do continente. Nesta terra muitas casas foram construídas, árvores plantadas, roças foram semeadas e fogueiras acesas. Tudo feito com muuuitos mutirões solidários, celebrações comunitárias e refeições abundantes compartilhadas por todes.

Rafinha Duarte é uma caminhante deste mundo, fundadora da rede de farmacinhas das Bruxinhas de Deus, que preparam coletivamente tinturas e elixires de plantas medicinais e disponibilizam a preços populares no Brasil inteiro. Segundo a Rafinha, “juntando todo o conhecimento do ser humano, plantas medicinais e reiki, podemos fazer um trabalho com o ser integral, dando respostas a cada pedaço de nós.” E foi neste espírito que ela abriu as portas deste lugar para toda a Grande Família, ancorando aqui um serviço de acolhimento, convivência, cura espiritual e física.

Rafinha e a Fraternidade da Esperança tomaram outros rumos depois de alguns anos, respondendo a outros chamados, mas a energia deste lugar permaneceu enraizada, crescendo lentamente em meio à floresta…

Veja mais fotos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =