Chamado para o Círculo de Saberes do Bem Viver

Na terceira lua crescente de primavera nos reuniremos para compartilhar saberes e fazeres de bons modos de se viver neste planetinha, e vislumbrar como podemos tecer juntes outros mundos possíveis e desejáveis no aqui e agora, nos apoiando e fortalecendo frente a um sistema de morte que se impõe.

Encontramos no Bem Viver o desaguar de muitas aspirações político-espirituais de diferentes origens, um horizonte diversamente comum desde (e para) povos ancestrais contemporâneos que nunca foram completamente colonizados pelo capitalismo, que buscam retomar, criar ou reinventar sua capacidade de autodeterminação histórica para viver bem.

Assumimos nossa neoancestralidade. O poder de lembrar e recriar.

Beber da sabedoria comum que permite encontrar velhos caminhos, que ensina a ler o céu noturno e navegar nos mares agitados de um modo de vida insano para que possamos redesenhar os nossos passos nesse tempo que É.

Bailemos.

Autogestão, apoio mutúo, solidariedade, sociobiocentrismo, ação em rede, complementariedade, integralidade, políticas de convergência, bons governos populares, poder social, autonomia, justiça, sustentabilidade, agroecologia, economias solidárias, comunicação para conviver bem, descolonização, saúde, cura, coletivismo, ancestralidade e liberdade são algumas sementes desse cultivo.

A proposta é compartilhar previamente leituras, vídeos, imagens e demais materiais de referência para que, no encontro presencial, possamos criar uma visão comum do atual momento e esboçar uma narrativa coletiva, talvez por meio de uma pequena publicação artesanal autônoma (mais conhecida como zine), sobre os princípios que unem os mundos que estamos criando e que queremos, cada vez mais, conectar.

Estudar e nutrir a Força Coletiva a partir da prática da autogestão em sintonia com as forças, os seres e os ciclos da natureza. Em comunhão.

Vai ser no Território Junana, no então denominado município gaúcho de Maquiné, dos dias 06 a 08 de dezembro. Dos dias 04 a 06, pra quem puder chegar antes, vai ter mutirão, com atividades de agroecologia, bioconstrução, muita comida agroecológica, banho de cachoeira e rodas ao redor do fogo.

 

04 a 06 de dezembro – Mutirão

06 (noite) a 08 de dezembro – Círculo de Saberes do Bem Viver

 

Traga bastante comida, equipamento para acampar e tudo o mais o que quiser partilhar.

 

Para participar, entre em contato:

51 9132-4563 (Tatu Miri)

ou

[email protected]

 

Vamos juntes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =